Iê Museu Vivo de Arte e Cultura da Capoeira é inaugurado em Guapimirim

A Associação de Capoeira Kilombarte, reconhecida como Ponto de Memória pelo IBRAM e o Ponto de Cultura Rádio Capoeira, lançaram, no dia 21 de outubro de 2023, no bairro de Vila Olímpia, Guapimirim, RJ, o Iê – Museu Vivo de Arte e Cultura da Capoeira.

A data escolhida faz alusão ao Registro, pelo IPHAN, da Roda de Capoeira no Livro das Formas de Expressões e o Ofício dos Mestres e Mestras de Capoeira no Livro dos Ofícios.

Na ocasião aconteceu o 5° Encontro da Rede de Museologia Social do estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes, dentro outros e outras, Edu Nascimento, representante do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro; Marielle Costa, representando o IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus; Rafa Barros, representando o Centro Nacional Folclore e Cultura Popular (Museu do Folclore); Lucienne Figueiredo, Superintendente de Museus do Estado do Rio de Janeiro e responsável pelo Sistema Estadual de Museus; Aline Soares representando o Museu da Imagem e do Som; Mestres Ephrain, Alípio, Aranha, Bahia, Dedinho, Gavião, Pica-Pau, Pirulito e Heitor; Contramestra Eleguá, que ministrou uma bela Oficina de Musicalidade na Capoeira; e representantes dos diversos Museus que compõe a REMUS – Rede de Museologia Social do RJ e entidades culturais da cidade de Guapimirim e vice-prefeito Natalício Corrêa.

Acesse o álbum completo aqui e veja como foi a nossa inauguração.

Fotos: Lorena de Paula

Mais Postagens

Nosso Portfólio

Veja como foi o lançamento do nosso Iê - Museu Vivo de Arte e Cultura da Capoeira.
Para ver mais, clique na foto!