Governador Jerônimo Rodrigues assina regulamentação da Lei Moa do Katendê na terça-feira (5)
O Teatro Municipal de Ilhéus foi palco, na noite de ontem (1º), da abertura vibrante do X Encontro da Salvaguarda da Capoeira na Bahia. Com o som característico do berimbau ecoando, capoeiristas de diversas regiões do estado se uniram para celebrar e refletir sobre os avanços dos últimos 10 anos do Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira. O evento, que segue até sexta-feira (3), inclui uma programação rica e diversa, com rodas de capoeira, oficinas, palestras e apresentações culturais, destacando a importância dessa tradição afro-brasileira.
Dentre os momentos de destaque, uma roda de capoeira conduzida pelo icônico Mestre Curió emocionou os presentes, reafirmando a vitalidade da capoeirista. Hoje (2), as atividades continuam na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e o encerramento está programado para amanhã (3) na Academia de Letras de Ilhéus.
Assinatura histórica em Salvador
O evento deste ano tem um significado especial. Na próxima terça-feira (5), às 14h, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues oficializa a regulamentação da Lei Moa do Katendê (PL 14.341/2021). Essa medida, proposta pela deputada estadual Olívia Santana e aprovada em 2022, reforça a salvaguarda e promoção da capoeira ao incluí-la nas escolas públicas estaduais baianas. Para marcar a ocasião, será realizado um Ato Comemorativo na Concha Acústica às 18h, promovendo um momento de celebração para toda a comunidade capoeirista.
Sobre a Lei Moa do Katendê
A Lei estadual Moa do Katendê homenageia o mestre e ativista cultural Moa do Katendê, brutalmente assassinado em 2018. Sua luta e legado continuam a inspirar políticas de reconhecimento e valorização da capoeira e da cultura afro-brasileira.
PROGRAMAÇÃO
02/11/2024 (SÁBADO)
LOCAL: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho).
TARDE
13h30 – Vivência Prática de Capoeira com Mestre Roxinho.
15h – Formação GT ‘s: Capoeira é Cultura Viva! Análise de Editais e Elaboração de Projetos para o PNAB com Bia Bastos, Olívia Silva e Mestra Janete Lainha.
17h30 – Plenária: Políticas Públicas para a Capoeira da Bahia: alcance da Lei Paulo Gustavo com a participação de cada presidente ou vice-presidente do GT.
NOITE
18:30h – Cerimônia do Prêmio Salvaguarda da Capoeira da Bahia e Homenagem aos mestres Virgílio, Miguel, Geni e Pelé da Bomba.
19h30 – Jantar.
20h30 – Programação Cultural – Banda Quizila – Praça Pedro Mattos (em frente ao Teatro Municipal).
03/11/2024 (DOMINGO)
LOCAL: ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS (R. Antônio Lavigne de Lemos, 39 – Centro, Ilhéus – BA).
MANHÃ
8h – Vivência com Mestre Macaco.
9h15 – Mesa Lei Moa do Katendê: estratégias para implementar a Capoeira nas escolas públicas da Bahia com Mestre Duda, Mestre Soldado e Instrutor Jacaré DiAlabama.
10h40 – Palestra: Capoeira e os Valores Civilizatórios Afro-brasileiros, Educação Antirracista.
Palestrantes: Mestre Roxinho.
11h30 – Plenária Final com os GT ‘s.
12h30 – Encerramento com Samba de Roda.
Mais informações:
Glenda Lima
71 98723-5841 (whatsApp)
Foto: Divulgação